Emoção e homenagens marcam formatura da 1ª turma de Técnicos em Agronegócio, do Senar/MS

Foto: Divulgação

“Não tenho dúvidas que os novos técnicos estão prontos para conquistar o mercado de trabalho, atendendo a demanda reprimida por mão-de-obra qualificada. Ficamos orgulhosos de participar deste momento tão importante na trajetória profissional de vocês”. A afirmação do presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, aconteceu durante a abertura da cerimônia de formatura da 1ª turma de Técnicos em Agronegócio, neste sábado (24), no auditório da Casa Rural, em Campo Grande.

Os formandos são oriundos dos três primeiros municípios que deram início à qualificação de educação continuada do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, na modalidade semipresencial, com 80% das aulas oferecidas no ambiente virtual e 20% em encontros presenciais nos polos presenciais de: Dourados, Inocência e Maracaju. A primeira formação de nível médio, implantada em 2015 tem objetivo de formar técnicos em gestão agropecuária, habilitados para atuar em diferentes segmentos e cadeias produtivas.

Saito reforçou aos presentes, a importância da educação e o papel do setor agropecuário no desenvolvimento econômico de todo o país. “O Sistema Famasul acredita no compartilhamento do conhecimento e ficamos satisfeitos de acompanhar o desenvolvimento de cada formando aqui presente. Uma informação que quero compartilhar com vocês, diz respeito aos dados publicados sobre o mercado de trabalho nacional. O setor primário foi responsável por 91% dos empregos criados durante o ano de 2016, em números significam 46 mil oportunidades de trabalho”, argumentou.

Na avaliação do Chefe-Geral da Embrapa Gado de Corte – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Cleber Soares, o conhecimento obtido em todas as áreas do conhecimento é importante, porém, destacou a qualificação técnica em sua trajetória pessoal. “Minha primeira formação foi de técnico agrícola e acredito que foi essencial no aprimoramento de minha carreira como médico veterinário e pesquisador. Por isso quero parabenizar a turma e sugerir que continuem seus estudos, buscando evoluir sempre”, pontuou.

Foto: Divulgação

Representando o governo do Estado de Mato Grosso do Sul, o ‎superintendente de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar, Renato Roscoe, lembrou que o mérito dos formandos é ainda maior, por concluírem uma qualificação ‘antenada’ com a nova realidade educacional. “A maior parte do curso é oferecida na modalidade de Educação a Distância, formato que exige dedicação e disciplina, mas, que possibilita alcance em todos os pontos do país. Portanto, queremos parabenizar a todos os presentes e ao Sistema Famasul pela iniciativa, pois, o agronegócio precisa de informação e conhecimento para crescer”, ressaltou.

O presidente do Sindicato Rural de Maracaju, Juliano Schmaedecke foi homenageado pela turma do seu município e revelou a motivação para aderir ao programa do SENAR Brasil, presente em 93 polos, distribuídos em 22 unidades da federação. “Entendemos a proposta da instituição em levar oportunidade de qualificação profissional para trabalhadores e produtores que visam aperfeiçoar seus conhecimentos. Os produtores rurais de nosso Estado são excelentes na atuação dentro da porteira, na parte produtiva. No entanto, ainda carecemos de apoio para gestão e administração de nossos negócios e isso foi oferecido no curso Técnico em Agronegócio”, observou.

Estudantes incansáveis – A formanda Maria Terezinha Lopes, do polo presencial de Dourados, conquistou o terceiro diploma, pois, já acumula as profissões de pedagoga e assistente social. “Resolvi participar do curso do Senar/MS por ser apaixonada por tudo que envolve meio ambiente e o trabalho no campo. Tanto que o tema do meu TCC – Trabalho de Conclusão de Curso foi apresentar um projeto para auxiliar agricultores familiares da minha região a investirem na produção de galinhas caipiras, atendendo todos os processos de sanidade e segurança alimentar. Acredito que temos de fazer nossa parte e deixar um planeta melhor para nossos filhos e netos”, finalizou emocionada.

Outra profissional que resolveu aprimorar os conhecimentos no setor agropecuário foi Ceila Ferreira de Souza, do município de Inocência, graduada em Pedagogia e Ciências Contábeis. “Com minha experiência profissional tenho atuado com orientação contábil para pecuária de corte, então avaliei que o curso atenderia meu interesse de atualizar ou mesmo, aprofundar os conhecimentos na área. Saio daqui com a sensação de dever cumprido e confiante que estou preparada para novas oportunidades profissionais”, relatou.

Todos os formandos receberam o diploma e a carteira profissional do Crea/MS – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, representado na cerimônia pelo vice-presidente, Domingos Sahib Neto. O engenheiro civil reforçou o trabalho desenvolvido pela Federação, na busca pelo fortalecimento do setor produtivo do Estado. “Esta cerimônia de formatura é a melhor comprovação que o Sistema Famasul e Senar/MS são condutores para a consolidação de um estado mais desenvolvido e com cidadãos capacitados. Por isso, nós enquanto representantes de classe, nos colocamos à disposição para contribuir com projetos importantes como este”.

O orador das três turmas foi Luis Carlos Ferreira Calado, do polo de Dourados, que lembrou momentos importantes para turma, denominada ‘Fábio Roberto Castilho’, em homenagem ao colega que morreu no começo do ano, vítima de acidente no trânsito. “Nosso sentimento é de saudade, mas, também de alegria ao lembrar o excelente ser humano que era o Fábio. Cada ex-aluno presente aqui nesta formatura tem uma história de vida, uma luta e vários desafios que foram superados. Entretanto, o mais importante foi concluir nossos estudos e não desistirmos, representando nosso estado, como os primeiros técnicos em agronegócio formados pelo Senar/MS em Mato Grosso do Sul”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo