Prof. Rinaldo destaca os 20 anos do Proerd em MS

Deputado Professor Rinaldo (PSDB/MS) – Foto: Victor Chileno

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Professor Rinaldo (PSDB), deu destaque ao aniversário de 20 anos do Projeto Proerd em Mato Grosso do Sul, em discurso durante a sessão legislativa desta quarta-feira (21). O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) é um programa de prevenção ao uso de drogas, aplicado por Policiais Militares, que ministram aulas para crianças de Escolas Públicas e Particulares. Estima-se que cerca de 280 mil crianças e adolescentes participaram do Proerd em Mato Grosso do Sul durante estes 20 anos.

Professor Rinaldo parabenizou os envolvidos no projeto e salientou a importância da prevenção, “somos parceiros de várias instituições que cuidam de dependentes químicos, e infelizmente, na média, em cada 10 dependentes, só se recuperam 2 ou 3, por isso temos que investir na prevenção, como diz o ditado popular, ´é melhor prevenir do que remediar´. Cada real investido na prevenção, representa uma grande economia no futuro, e acima de tudo contribui com a estruturação da família e, conseqüentemente, a promoção de uma sociedade mais justa, mais fraterna e mais equilibrada”, afirmou. O parlamentar citou também outros projetos importantes como o Florestinha, o Bom de Bola Bom na Escola, o Detranzinho e o Tocando em Frente, do qual ele é padrinho, que levam formação e cidadania às crianças e adolescentes.

Implantado no Estado em junho de 1997, o Proerd é ministrado atualmente por 63 policiais militares que foram selecionados rigorosamente e capacitados com o curso de formação de instrutor para trabalharem com crianças da pré-escola e anos iniciais do 1° ao 4º ano, crianças de adolescentes do 5º e 7º ano do ensino fundamental e o Proerd para pais. Os conhecimentos sobre os danos do uso e abuso das drogas e as formas de evitá-las são transmitidos aos alunos por meio de lições com a utilização de um Livro do Estudante Proerd e cartazes, aplicando-se uma aula semanal por turma, com a utilização de recursos didáticos como vídeos, dramatizações, jograis, canções, brincadeiras, entre outras atividades.

O objetivo do programa é a aproximação da Polícia Militar com a comunidade, família e escola. É uma atividade preventiva, que busca conscientizar as crianças e adolescentes e ensiná-las a resistir ao aliciamento de usuários e traficantes. Tem como modelo um programa criado pela Polícia de Los Angeles, Estados Unidos, em 1983, com o nome “DARE” (Drug Abuse Resistance Education) e atualmente é desenvolvido em mais de 58 países, tendo chego ao Brasil em 1992, através da Polícia Militar do Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo