IFMS promove evento de tecnologia aberto à comunidade em Aquidauna

O Campus Aquidauana do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realiza neste sábado, 24, a 3ª edição do “Genuíno Day – Festival de Robótica”, evento que promove uma série de atividades para a popularização da tecnologia e da robótica. A programação prevê palestras, apresentações de robôs, mesas redondas e minicursos.

Serão abordados temas como noções básicas sobre Arduíno e programação de robôs. Os participantes também poderão conhecer o projeto de pesquisa Hermes Braindeck, desenvolvido pelo estudante do Campus Aquidauana, Luiz Fernando Borges, e premiado na Intel Isef 2017, a maior feira científica voltada ao ensino médio do mundo.

“A intenção com o projeto de extensão é promover a inclusão digital, a divulgação da tecnologia, da robótica e da cultura ‘faça você mesmo’”, explicou o professor Márcio Pache, coordenador do evento.

Os participantes vão receber informações sobre o Arduíno, plataforma para o desenvolvimento de código fonte livre. Na prática, os programas podem ser adquiridos, modificados e compartilhados gratuitamente por qualquer usuário, de qualquer lugar do mundo. A plataforma é utilizada na construção de robôs e diversos outros produtos.

Inscrições – Os interessados em participar das palestras e dos minicursos, todos abertos ao público e gratuitos, devem se inscrever na página do evento (www.doity.com.br/genuino-day-aquidauana2017), onde também está disponível a programação completa.

O Genuíno Day será realizado na sede do Campus Aquidauana, na Rua José Tadao Arima, 222, Vila Ycaraí, e começa a partir das 7h.

São esperados mais de 100 participantes para o evento, entre estudantes do IFMS, alunos de escolas públicas e comunidade em geral.

Laboratórios abertos – Na próxima quarta-feira, 28, o Campus Aquidauana também promove mais uma edição do Open Lab Day, atividade que faz parte do projeto Fab Labs, em que os laboratórios do IFMS são abertos à comunidade. Estão previstos minicursos sobre robótica e criação de peças em impressora 3D.

Mais informações sobre os eventos podem ser obtidas por meio do telefone (67) 3240-1600.

 

Texto originalmente publicado em: http://www.ifms.edu.br/2017/06/campus-realiza-evento-de-tecnologia-aberto-a-comunidade/ 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo