Novo VW Polo 2018 é maior e melhor do que todos os antecessores

Nós já o vimos quase por completo e sem camuflagem. Também o flagramos nas estradas, europeias e brasileiras. Mas podemos dizer, sem sombra de dúvidas, que o novo VW Polo 2018 ainda assim conseguiu nos surpreender positivamente ao ser completamente revelado na manhã desta sexta (16). Inclusive por conta de sua aguardada versão GTI, que ainda não tinha se dado a conhecer nos flagrantes.

Como o previsto, o lançamento confirmou as informações que já tínhamos sobre o novo hatchback. Ele tem mesmo 4,05 m de comprimento, 1,75 m de largura e 1,45 m de altura, com um entre-eixos de 2,56 m. Mas não sabíamos o tamanho de seu porta-malas. E ele comporta 351 litros, ou 71 litros a mais do que o de 5ª geração. Para efeito de comparação, a VW o compara ao Golf de 4ª geração, o primeiro a ser fabricado no Brasil. O novo Polo é 10 cm mais curto do que ele, mas tem entre-eixos 5 cm maior e 21 l a mais de porta-malas. Em outras palavras, o Polo 2018 é equivalente ao Golf de 1998.

Falando da versão mais interessante logo de cara, a GTI, ela traz, na Europa, um belo upgrade de motor. Não se trata do 1.5 TSI, mas sim do mesmo 2.0 TSI do Golf, com 200 cv (a VW não informa a que giro). As opções de transmissão são uma manual de 6 marchas ou a DSG, automatizada de dupla embreagem, de 7 marchas. Ela está disponível para todos os motores do novo VW Polo, que incluem o 1.0 TSI e o 1.5 TSI, como havíamos previsto. Um alento para quem espera uma versão automática do 1.0 TSI no Brasil. Se ele não a oferece, não é por nenhuma questão técnica: é por custo.

O motor 1.0 TSI não é o de entrada, como imaginávamos. O Polo virá também com o 1.0 de 3 cilindros naturalmente aspirado. Será vendido em versões de 65 cv e de 75 cv, sempre com câmbio manual de 5 marchas. O TSI começa nos 95 cv, com a mesma transmissão manual ou com a DSG. Em sua versão de 115 cv, ele ganha um manual de 6 marchas, que também é a opção mecânica para o 1.5 TSI de 150 cv.

Pela primeira vez o Polo terá também uma opção movida apenas a gás natural, chamada de 1.0 TGI, com 90 cv e câmbio manual de 5 marchas. Em suas versões diesel, ele terá o motor 1.6 TDI, com câmbio manual de 5 marchas para a versão de 80 cv e também a DSG para a de 95 cv.

Se o exterior do novo VW Polo impressionou positivamente, é no interior que ele deve provocar mais espanto. Basta ver a foto acima para notar que ele agora também traz o Active Info Display, o equivalente da VW ao Virtual Cockpit da Audi. Ele é o primeiro modelo da marca a trazer a segunda geração da tela de TFT. Logo a sua direita podemos ver o novo sistema de som com tela de 8″ e um aspecto muito sofisticado para um modelo de seu segmento. A partida, como adiantamos, é sem chave e seu botão fica no console central, à frente da alavanca de câmbio.

Sabemos que estes itens não serão oferecidos por todas as versões do Polo. Falando nelas, o hatchback compacto terá 5 delas: Trendline, Comfortline, Highline, Beats e GTI, em ordem de preço e sofisticação.

A Trendline, basicona, virá com rodas de aro 14″ e será vendida na Alemanha por 12.975 euros, algo em torno de R$ 47.500 em conversão direta. É mais barata do que a Trendline do Polo de 5ª geração equivalente em conteúdo, segundo a Volkswagen, que a equipa com frenagem de emergência, monitoramento de pedestres e DRLs de LED.

A Comfortline vem com rodas de aro 15″ e todos os confortos necessários (ar-condicionado Climatic, direção com assistência e trio elétrico, com vidros de um toque em todas as portas) mais volante multifunção e o sistema multimídia Composition Colour.

A Highline adiciona o Park Distance Control, nada mais que sensores de estacionamento, iluminação ambiente em LED (provavelmente configurável), revestimento em couro do volante, da alavanca de câmbio e da de freio de mão e rodas de aro 15″ de liga leve do modelo Salou.

A Beats vem com rodas de aro 16″ e um sistema de som de 300W, voltada ao público jovem. A GTI, cujo interior inconfundível se pode ver acima, vem com rodas de aro 17″ (com aro 18″ como opcional), toda a decoração que se espera da versão esportiva, como grade dianteira colmeia e ponteiras especiais de escapamento, e faróis de LED opcionais. Estes últimos não só para o GTI, mas para toda a linha Polo.

No que se refere a opcionais, o Polo terá 14 cores externas disponíveis, 13 de revestimentos internos (o que aparece em laranja e em prata nas imagens acima), 12 modelos de rodas, lanternas de LED, DRLs de LED, ar-condicionado digital Air Care Climatronic (com sensor de qualidade), recarga sem fio para celular e o maior teto solar panorâmico do segmento, um que mencionamos em recente matéria. O Polo também pode vir com Park Assist, que ajuda a estacionar o carro.

A parte de segurança está coberta pelas opções de ACC (Adaptive Cruise Control), que controla a velocidade do Polo em relação à dos outros veículos e pode até pará-lo completamente, aviso de ponto cego e aviso de tráfego na traseira.

Na apresentação do carro, Herbert Diess, presidente do conselho de administração da Volkswagen, se disse confiante de que o novo Polo dominará seu segmento. E que ele será lançado na América do Sul nos próximos meses para devolver a Volkswagen a sua posição de liderança na região. Atributos técnicos para isso ele já mostrou que tem. Resta saber se o preço o ajudará quando ele chegar, por volta de outubro deste ano.

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