Sarau comemora aniversário do poeta português Fernando Pessoa

Artistas que se apresentar devem entrar em contato com a Casa

Foto: Casa Fernando Pessoa MS/Divulgação

Se estivesse vivo, Fernando Pessoa comemoraria no dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, 129 anos. Apesar de estar morto há mais de 71 anos, o poeta continua muito vivo. Prova disto são as comemorações de aniversário e os milhares de trabalhos científicos (artigos, mestrados, doutorados) publicados sobre ele. Em Campo Grande, o jornalista e arte-educador Sílvio Santana vem comemorando o aniversário do poeta português desde 2006, e este ano o evento acontece no dia 17, sábado, a partir das 20 horas, com um sarau, onde teatro, música, dança, artes visuais e a poesia do poeta português serão os atrativos do evento.

Fernando Pessoa nasceu em Lisboa, no dia 13 de junho de 1888 e morreu nessa mesma cidade, no dia 30 de novembro de 1935, aos 47 anos. Notabilizou-se por ser mais do que um poeta, mas um criador de poetas. Mais de 100 heterônimos ou personagens foram criados por Fernando Pessoa, com destaque para Álvaro de Campos, Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Bernardo Soares.

Admirador do poeta, o jornalista acredita que a mania de Fernando Pessoa de criar esses heterônimos, que eram personagens diferentes entre si, vem da necessidade de busca de sua identidade: “não sei quantas almas tenho?” questionava o poeta em um de seus versos. “É na junção dos mais variados personagens que ele procura encontrar sua essência”, suspeita Sílvio.

Imbuído do desejo de tornar a obra do poeta português mais conhecida, o jornalista tornou sua casa o endereço de Fernando Pessoa em Campo Grande. “Em 2006, aproveitei a data de meu aniversário para dar aos amigos um presente de valor inestimável: poemas de Fernando Pessoa. Desde então já se foram dez saraus, todos eles com nome de poemas desse poeta, como “Dobrada à moda do Porto”, “Tabacaria”, “O Guardador de Rebanhos”, “Como um Girassol”. O mote dos saraus é sempre Fernando Pessoa, mas todas manifestações artística se fazem presente nessa festa que não é só de poesia, mas também de música, teatro, dança, artes visuais e gastronomia.

Serviço:

O que? Sarau de aniversário de Fernando Pessoa

Onde? Casa Fernando Pessoa, Avenida Coronel Porto Carreiro, 502 – Vilas Boas, em frente à Praça do Peixe

Quando? Sábado, 17 de junho, a partir das 20 horas

Detalhe: Para degustação, traga alguma coisa que você gostaria de oferecer ao outro

Mais informações 99926-9330 ou ssantanadesouza@yahoo.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo