Enchentes e deslizamentos de terra deixam cerca de 91 mortos no Sri Lanka

Voluntário participa das operações de resgate na cidade de Bellana, no Sri Lanka, após a passagem de uma forte tempestade pela região – Foto: Dinuka Liyanawatte/Reuters

As fortes tempestades que atingem o Sri Lanka provocaram entre quinta (25/05) e sexta-feira (26/05) enchentes e deslizamentos de terra em várias regiões do país, causando a morte de pelo menos 91 pessoas. As autoridades locais afirmam que existem 110 desaparecidos.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, cerca de 20 mil pessoas tiveram que deixar suas casas, tendo todas sido levadas para abrigos públicos e privados.

O governo do Sri Lanka mobilizou cerca de 400 militares, bombeiros e voluntários, que com a ajuda de barcos, botes e helicópteros realizam os trabalhos de busca e salvamento. Policiais também estão ajudando a socorrer as vítimas.

As autoridades locais afirmam que existem muitos moradores ‘ilhados’ em regiões de difícil acesso. Esses moradores estão recebendo ajuda (mantimentos, medicamentos e cobertores) através de helicópteros das Forças Armadas.

O Serviço de Meteorologia do Sri Lanka informou que a previsão para as próximas horas é de fortes tempestades, as quais poderão vir acompanhadas de rajadas de vento e raios.

As autoridades locais disseram em entrevista coletiva que as tempestades de agora estão sendo as mais fortes desde maio de 2003, quando 250 morreram e mais de 1.100 casas foram totalmente destruídas.

Segundo os meteorologistas, o período mais chuvoso na Região Sul do Sri Lanka, ilha localizada no Oceano Índico, é entre maio e setembro, época das monções. Já a Região Norte do país costuma registrar fortes tempestades entre novembro e fevereiro.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo