Pesquisa avalia o nível de dependência da nicotina entre fumantes de Mato Grosso do Sul

Foto: Divulgação

No dia 31 de maio, comemora-se o Dia Mundial sem Tabaco. Para este ano, o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde para a campanha é “Tabaco: uma ameaça ao desenvolvimento”. Com a finalidade de mensurar o nível de dependência da nicotina entre os fumantes de Mato Grosso do Sul, uma pesquisa está em andamento na capital e chegará a outros 15 municípios na próxima semana. A pesquisa é realizada por farmacêuticos que acompanham fumantes com a pretensão de largar o vício. A concentração da ação em Campo Grande será neste sábado (27).

“A meta é que mais de mil pessoas respondam ao questionamento da empresa. Na instituição, já realizamos ações voltadas a este tema, como o Programa Parar de Fumar, e com seis meses de tratamento, o fumante pode largar o vício”, ressalta a farmacêutica da Drogaria São Bento, Cinthia Rios.

Segundo a organização da pesquisa a epidemia de tabagismo continua sendo a maior ameaça à saúde pública que o mundo já enfrentou.  As evidências mostram que os produtos de tabaco são altamente letais, pois matam 2 em cada 3 de seus consumidores e afetam também, a saúde de pessoas que não fumam, mas são obrigadas a inalar a fumaça de produtos de tabaco de terceiros que poluem ambientes internos (fumantes passivos).

Foto: Divulgação

O Programa Parar de Fumar é uma iniciativa da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), em Mato Grosso do Sul representada pela Rede São Bento. O programa que acompanha os dependentes do cigarro é oferecido de forma gratuita. “Fazemos o aconselhamento comportamental, acompanhamento periódico e a terapia de reposição de nicótica. Além disso, serão marcados encontros semanais, por seis meses”, detalha Cinthia.

No Brasil, o último levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que 15% dos brasileiros adultos fumam, e apenas 8,8% conseguem ajuda profissional para parar de fumar.

De acordo com a OMS, a perda de produtividade e o tratamento de doenças tabaco relacionadas altamente incapacitantes e fatais geram enormes prejuízos para as nações. No entanto, esses danos não se limitam a esfera do consumidor. A cadeia de produção de tabaco, também gera danos ambientais, sanitários e sociais para quem produz tabaco, especialmente no meio agrícola, ampliando a dimensão dos danos e prejuízos tabaco-relacionados para a sociedade.

Para um atendimento personalizado a Rede São Bento fará a inauguração da 10ª unidade do Consultório Farmacêutico, localizado na farmácia da Rua Olimpio Klafke, 208. “No sábado daremos força ao Programa Saúde em Dia, oferecendo dentro da farmácia um consultório farmacêutico, com uma sala de atendimento que garante atenção individualizada, conforto e privacidade”, destaca a superintendente da instituição, Flávia Buanain.

Na explicação da especialista, um estabelecimento neste formato pode tirar muitas dúvidas: “Quem nunca se perguntou: Será que preciso mesmo tomar este medicamento? Quais os riscos do medicamento que comprou sem receita? Tomei um remédio por conta própria e passei mal, e agora? Esqueci de tomar? Enfim, são muitos questionamentos que nas consultas com os farmacêuticos podem ser esclarecidas”.

Nos consultórios é possível também realizar testes rápidos de avaliação de saúde e receber acompanhamento periódico para ajudar a controlar melhor e prevenir problemas de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo