A importância do resfriamento correto da carne

Foto: Divulgação

Campo Grande (MS) – Dentre os fatores, que alteram a qualidade da carne, a temperatura atua de forma direta em todos os níveis do processo, desde o armazenamento, até a conservação, distribuição e cozimento da carne. Sob o ponto de vista de sanidade, a carne deve ser resfriada logo após o abate. Porém, essa taxa de resfriamento é crítica, pois dependendo da temperatura em que a carcaça é submetida, pode acarretar em redução da qualidade. Por isso é muito importante provermos de imediato o abaixamento da temperatura, pois a medida que a temperatura é baixada retardamos os processos promovidos pela ação de microrganismos, enzimas, entre outros agentes.

A eficiência da utilização das câmaras frias é de extrema importância para toda a cadeia da carne, em especial para os frigoríficos, devido à grande necessidade de acelerar todo o processamento, além de reduzir as contaminações de microrganismos, que interferem na qualidade da carne. Dessa forma, a temperatura, em que as carcaças são submetidas, tornou-se essencialmente importante para a qualidade da carne.

No Brasil, a maior porcentagem de carnes comercializadas é resfriada, e não congeladas. Por isso devemos ter muito mais atenção ao controle e qualidade do frio que estamos aplicando, pois nesta zona de temperatura, as pequenas variações, podem causar muitos efeitos negativos na tangente qualidade.

Com a finalidade de garantirmos a qualidade da carne, é de suma importância controlarmos toda a cadeia, qual denominamos de cadeia do frio (Frigoríficos, Transporte, Supermercado, ponto de venda) e consumidor final.

Claro que para tudo existe um tempo determinado, com o resfriamento de carnes pós abate, não é diferente, ou seja, temos que respeitar os números de horas determinado para cada tipo de animal. Muitos estudos indicam que a maciez da carne está relacionada ao tempo de rebaixo desta temperatura.

Como vocês podem ver tudo que tange a qualidade da carne pós abate, estão diretamente ligados a temperatura, seja ela durante o processo, no armazenamento, no transporte, na conservação e no ponto de venda, por isso é muito importante garantir em todos os pontos da denominada cadeia do frio a qualidade da temperatura.

Por estes fatores é muito importante garantirmos a correta seleção de equipamentos frigoríficos para as diferentes aplicações e garantir a qualidade destes equipamentos extraindo assim o máximo de sua capacidade. E hoje todas as obras que levam a marca a Cold Line Brasil com certeza oferece um produto de qualidade para os consumidores. A Cold Line Brasil realiza desde o projeto da obra até a sua execução respeitando todos os critérios exigidos para que o consumidor possa ter um produto de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo