Indústria naval brasileira explora outros segmentos de atuação

Após enfrentar forte recessão no setor, mercado marítimo e offshore nacional busca alternativas para superar adversidades e para manter competitividade

Em 2017, o principal evento da América do Sul dedicado aos setores de construção naval, manutenção e plataformas offshore, a Marintec South America – Navalshore, chega à sua 14ª edição. Consolidado como uma das mais importantes plataformas de negócios para alavancar inovações e conectar-se com a comunidade marítima do continente, o evento reúne mais de 350 marcas, de 25 países, em 11 mil m² de exposição, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro (RJ), de 15 a 17 de agosto.

Castigada por uma importante recessão que comprometeu os investimentos em novas embarcações, a indústria naval transformou-se, aumentou e diversificou seu escopo de serviços, incorporando expertise também em outros segmentos: como a vertente da manutenção, dos reparos, do apoio portuário, balsas, transporte de passageiros e comboios para transporte fluvial e granéis, modalidades que têm demanda estável.

Da mesma forma, a Marintec traduz esta diversificação, trazendo na edição de 2017 um grupo de empresas expositoras, ainda mais seleto, que deve atrair a presença de armadores, estaleiros, fabricantes e fornecedores, nacionais e internacionais, dos mais diversos segmentos de atuação (Cabotagem, Construção Naval, Dragagem, Lazer, Logística, Manutenção e Reparo, Pesca, Petróleo e Gás, Portos e etc.). Ao total, mais de 10 mil visitantes devem comparecer ao evento neste ano.

“A indústria naval é estratégica para o país, com participação significativa no desenvolvimento econômico nacional, e a Marintec South America é parte disso. Já são 14 anos como um dos mais relevantes pontos de encontro da indústria naval e offshore sul-americana e um dos principais eventos voltados para o segmento no mundo. Por essas e outras razões que a Marintec está consolidada entre as empresas e players do setor como uma das feiras que oferecem as melhores oportunidades ao mercado”, afirma o diretor do portfólio de infraestrutura da UBM Brazil, organizadora do evento, Renan Joel.

Inovação – Sistemas mecânicos e auxiliares, sistemas de movimentação de cargas, sistemas de manobra e curso, equipamentos de propulsão, eletrônicos, dispositivos de segurança, instrumentos de comunicação, equipamentos especiais, plataformas, mecanismos de construção naval, retrofit e manutenção, tecnologias marítimas e offshore, são algumas das novidades reservadas para esta edição.

“A reunião das últimas tendências em produtos, serviços e soluções em um único espaço já é uma característica reconhecida da Marintec frente ao setor. Acreditamos que são essas novidades que movem o mercado, o fortalecem, o renovam e o mantém em constante evolução”, finaliza Joel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo