Instituições realizam leilão para arrecadar recursos para Centro de Equoterapia em Jardim

Foto: Divulgação

No próximo dia 30 de abril, o Centro de Equoterapia Passo a Passo e o Sindicato Rural de Jardim promovem a 3ª edição do leilão beneficente com almoço, no Tatersal de Elite do município, a partir das 11h. A iniciativa tem objetivo de arrecadar recursos para o funcionamento do projeto social que, desde 2015, atende crianças, jovens e adultos com deficiência ou necessidades especiais, utilizando o método terapêutico com cavalos.

Com apoio do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS e Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, a equipe atende atualmente 40 praticantes que participam de aulas semanais ou quinzenais. Desde a primeira edição do leilão, a coordenação conta com a participação ativa da comunidade, produtores rurais e empresários que doam vários produtos arrematados no evento.

Para o idealizador do projeto, o agrônomo Paulo Bózoli, o sucesso na arrecadação do leilão é fundamental para o funcionamento das atividades. “O valor contabilizado no evento é utilizado para custear as despesas mensais que temos com o projeto. Nossa expectativa é sempre positiva, pois, verificamos a adesão do público e a confiança em nosso trabalho, o que muito nos gratifica”, comenta.

O presidente do sindicato rural, José Eduardo Meireles Grubert relata que a ação aproximou os produtores rurais da sociedade, unidos pelo bem comum social. “O custo para montar uma equipe de Equoterapia é alto, mas temos conseguido êxito com ajuda da comunidade desde que o projeto foi implantado. A colaboração conjunta vai dos associados do sindicato até a leiloeira que participa voluntariamente no nosso leilão atual realizado no período da exposição agropecuária do município”, argumenta.

Sobre a Equoterapia – Segundo informações da Ande-Brasil – Associação Nacional de Equoterapia, a técnica fisioterapêutica é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.

De acordo com a fisioterapeuta do Passo a Passo, Elaini Bíscaro, a evolução do atendimento é acompanhada semanalmente, por intermédio de uma reunião com a equipe de trabalho. “É importante verificarmos o progresso de cada participante, para saber quais procedimentos temos que adotar e que obtêm melhor resultado, podendo variar de coordenação motora até respiração”, argumenta.

Serviço – Os interessados em contribuir com o Centro de Equoterapia Passo a Passo podem entrar em contato com o Sindicato Rural de Jardim pelo telefone (67) 3251-1907 ou diretamente com Paulo Bózoli, no telefone (67) 9986-5085. O Leilão Beneficente acontecerá no dia 30 de abril, a partir das 11h, com oferecimento de almoço, porém, os convites são limitados e já podem ser adquiridos antecipadamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo