Cromossomos Felizes

Sorriso de Criança – Foto: Divulgação

DON’T LET ME DOWN

Don’t let me down, Don’t let me down

I’m in love for the first time

Don’t you know it’s gonna last

It’s a love that lasts forever

It’s a love that has no past

NÃO ME DECEPCIONE

Não me desaponte, não me desaponte

Estou amando pela primeira vez

Você não sabe quanto vai durar?

É um amor que dura para sempre

É um amor sem passado

Don’t Let Me Down, na verdade é uma das músicas mais marcantes dos Beatles. Lembrada pelo vocal emocionante de Lennon. Faz parte do álbum Let it Be, de 1969. Certamente que John Lennon tinha uma das vozes mais influentes da história da música e do rock, daquela época e uma das suas principais características na hora de cantar era a entonação com que ele conseguia expressar os seus sentimentos através das suas linhas vocais e retratava um momento difícil do quarteto. Eram os últimos dias do grupo e Lenonn levava Yoko para as gravações e isto desagradava os outros companheiros. Mas além disto representava um grito de auxílio, tanto que é sempre lembrada como um símbolo musical dos portadores da Síndrome de Down que caminham em busca da igualdade de tratamento. Foi a música que Lennon pediu a Star para tocar “ com a alma”.

E esta música foi muito lembrada nesse 21 de março, o Dia Internacional da Síndrome de Down. Data que representa para as pessoas que vivem com esse tipo de necessidade especial, mais um dia de luta contra a discriminação e a desinformação. Situações que certamente ainda são os principais problemas a serem enfrentados. É nítida a carência de acolhimento e de uma visão que permita que o portador da síndrome seja verdadeiramente aceito e incluído.

Um dos fatores que mais influenciam esta síndrome é a idade da mãe. As chances de um bebê ser portador da Síndrome de Down são bem maiores quando sua mãe tem mais de 40 anos de idade. Foi descoberta por John Langdon Down, em 1866, porém a alteração cromossômica foi determinada por Jérôme Lejeune, em 1959. A síndrome é provocada pela condição anormal dos cromossomos caracterizada pela ocorrência de um cromossomo adicional, além do par homólogo normal (Trissomia 21).

Tenho dito que uma boa educação é um bem que produz benefícios pessoais durante toda a existência. Isso não é diferente para pessoas com Síndrome de Down. Se bem que, para elas e para seus pais, terem acesso aos programas que garantem oportunidades de um aprendizado apropriado e de forma continuada; pressupõe vencer uma série de desafios que se prolongarão durante o período escolar e que precisam ser fundamentados em atuações específicas e aplicadas, além do que, tangenciam a estimulação e intervenção precoce, assim como a abertura e o enriquecimento do ambiente em que a criança está inserida, além de muito amor…. fator essencial a qualquer relacionamento.

*Articulista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo