Telefone encontrado no bunker de Adolf Hitler será leiloado nos EUA

Foto: HO / Alexander Historical Auctions / AFP)

O telefone vermelho que pertenceu ao ditador Adolf Hitler, líder máximo da Alemanha entre os anos de 1934 e 1945, será leiloado na tarde deste domingo (19/02) em Maryland, nos Estados Unidos (EUA). O objeto, considerado por muitos como a “arma mais destrutiva da história”, foi avaliado pela Casa de Leilões Alexander Historical, entre US$ 200 mil e US$ 300 mil.

Historiadores afirmam que Hitler emitia ordens de destruição, invasão de países e mortes de centenas de pessoas pelo telefone que foi apreendido pelas tropas de ocupação.

O aparelho de telefone foi encontrado por soldados russos no bunker de Adolf Hitler, que ficava localizado sob os jardins da chancelaria do Reich. Após, o objeto foi entregue a um militar britânico.

O telefone vermelho possui o nome do ditador gravado, assim como uma suástica com uma águia em cima, que representava o símbolo do Terceiro Reich.

A venda do objeto será realizada em Maryland, e incluirá mais de mil objetos, que poderão ser adquiridos por compradores de todo o mundo, não havendo restrições.

Foto: HO / Alexander Historical Auctions / AFP)

O representante da casa de leilões, Andreas Komfeld, disse em entrevista à Agência de Notícias AFP, que por se tratar de uma peça ‘rara e de aspecto único’, há razões para crer que o valor final de venda do telefone surpreenda a todos.

Provavelmente” trata-se da “arma mais destrutiva de todos os tempos, que enviou milhões (de pessoas) para a morte em todo o mundo“, afirmou a Casa de Leilões Alexander Historical.

Foi o aparelho portátil da destruição de Hitler, utilizado em carros, trens e quartéis-generais“, conclui o comunicado da casa de leilões.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo