Atentado a bomba mata 7 e fere 20 no Afeganistão

Fumaça é vista saindo do local onde um carro-bomba explodiu neste sábado (11/02) em Helmand, no Afeganistão, causando a morte de 7 pessoas e ferindo outras 20 – Foto: Abdul Malik/Reuters

Um atentado a bomba ocorrido neste sábado (11/02) na entrada de um banco que fica localizado na cidade de Helmand, no Afeganistão, causou a morte de pelo menos sete pessoas e deixou outras 20 feridas. O autor do ataque também morreu.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o ataque aconteceu quando um homem dirigindo um carro-bomba estacionou na frente do banco. Assim que soldados do Exército Afegão entravam na agência bancária para receber os respectivos pagamentos, ele detonou os explosivos.

Equipes de emergência, policiais e membros das Forças de Segurança foram mobilizadas e isolaram a área. Os feridos foram socorridos e levados para hospitais da região.

Entre os mortos estão quatro civis e três soldados do Exército Afegão. Os corpos das vítimas foram resgatados e levados para o necrotério.

Médicos da ONG ‘Emergengy’, que administra um hospital na cidade, informaram que entre os feridos há mulheres e crianças, sendo que duas crianças estão em estado muito grave.

Até o momento nenhum grupo assumiu a autoria do ataque, mas as autoridades afegãs acreditam que o atentado tenha sido praticado por insurgentes do Talibã, que tentam retomar o poder no país.

O Grupo Talibã atua com frequência na cidade de Helmand e já fez ameaças ao proprietário do Banco Lashkar Gah, onde ocorreu o ataque.

As autoridades afegãs informaram que integrantes do grupo radical islâmico sitiam Helmand, e que controlam cerca de 10 dos 14 bairros da cidade, onde se produz 85% do ópio produzido em todo o país, sendo essa a principal fonte de renda de muitos moradores.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo