30 anos após o acidente, reator de Chernobyl é coberto por escudo para conter radiação

Fotos: Tim Porter/Wikimedia

Fotos: Tim Porter/Wikimedia

As autoridades ucranianas divulgaram esta semana a informação de que um novo escudo de aço será instalado ao redor dos reatores da Usina Nuclear de Chernobyl, que explodiu em abril de 1986, contaminando o solo e o ar em diversos países da extinta União Soviética.

A cidade de Pripyat, localizada a 3 km de distância da Usina Nuclear foi a mais atingida pelo material radioativo e teve que ser totalmente evacuada. Todos os moradores foram retirados às pressas da região e, desde então, ela é considerada uma ‘cidade fantasma’. Os prédios, estabelecimentos comerciais, casas e parques encontram-se abandonados e deteriorados.

Segundo as autoridades ucranianas, atualmente responsáveis pelo que restou da Usina Nuclear, a estrutura de aço custou aos cofres públicos cerca de US$ 1,6 bilhão, e possui 108 metros de altura por 275 metros de largura.

A estrutura foi construída para reforçar o muro de concreto construído às pressas pelas autoridades soviéticas, e que tinha como objetivo conter o vazamento de radioativamente dos reatores danificados.

Fotos: Tim Porter/Wikimedia

Fotos: Tim Porter/Wikimedia

Com o tempo, o muro de concreto começou a apresentar rachaduras, liberando radioatividade. Para resolver o problema, foi feito uma estrutura de aço que deverá conter este vazamento.

A estrutura de aço, denominada de New Safe Confinement (NSC – sigla em inglês), começou a ser construída em 2010, e está sendo transportada de seu local de montagem até a Usina de Chernobyl. A estrutura foi construída pela Empresa Novarka, um consórcio formado entre as empresas francesas Bouygues e VINCI.

Técnicos garantem que o encaixe será perfeito e que a estrutura gigantesca deverá deslizar suavemente por cima do reator danificado, ficando bem ajustado e não havendo falhas que possam contribuir para que ocorra, novos vazamentos.

Com informações da Agência France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo