Ossadas do século 17 são encontradas em Marechal Deodoro (AL)

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) divulgou na manhã desta quarta-feira (26/10), a informação de que arqueólogos da instituição conseguiram localizar na Praça da Igreja Senhor do Bonfim, no município de Marechal Deodoro, na Região Metropolitana de Maceió, capital do Estado de Alagoas, quatro esqueletos datados do século 17. As ossadas estavam enterradas na praça.

De acordo com informações da Assessoria de Imprensa da UFAL, os quatro esqueletos foram encontrados entre agosto e outubro deste ano, por operários que trabalham na revitalização da Praça. Posteriormente, foram realizadas escavações arqueológicas no local. Todo o material foi retirado e levado para a universidade onde serão analisados, estudados e catalogados. O destino a ser dado as ossadas ainda são incertas.

A cidade de Marechal Deodoro é considerada histórica e, por essa razão, novas escavações arqueológicas ainda se fazem necessário na região, porque ainda podem haver objetos históricos e/ou mesmo, ossadas.

Ainda não se sabem de quem são as ossadas e a pesquisa deve durar cerca de oito meses. Na praça onde foram encontrados os esqueletos, segundo as autoridades locais, não havia cemitério.

A Igreja Senhor do Bonfim faz parte do sítio histórico de Marechal Deodoro e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan). A partir de agora, as obras e a revitalização ao entorno da praça e dos prédios, iniciadas em agosto deste ano, estão sendo acompanhadas por arqueólogos e historiadores.

As autoridades locais não souberam informar ao certo a data de construção da Igreja Senhor do Bonfim, mas “conhece-se o fato do patrimônio ter sido estabelecido por Diogo Soares da Cunha, no ano de 1611”, disse a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal.

A fachada do prédio da Igreja Católica possui influência dos templos/igrejas franciscanas de outras regiões do Nordeste Brasileiro.

Historiadores disseram que na época do Brasil Colônia era comum sepultar nobres em áreas do redor das Igrejas e, por essa razão, as ossadas encontradas na Praça da Igreja Senhor do Bonfim possam ser de pessoas abastadas, ou seja, que possuíam muitas posses.

Com informações das Assessorias da UFAL e da PMMD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo