Gestores hospitalares debatem sustentabilidade em saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Dirigentes dos mais renomados hospitais brasileiros estarão reunidos nos dias 07 e 08 de novembro, em São Paulo, para discutir a importância da liderança e sustentabilidade para o mercado de saúde. A temática é o foco do VIII Seminário Nacional de Acreditação, promovido pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA).

Caberá ao presidente da Sociedade Israelita Brasileira Albert Einstein (SP), Claudio Lottenberg, fazer a abertura do evento com a conferência Influência da Gestão Participativa nas lideranças institucionais, na busca dos melhores resultados. Já Miguel Cendoroglo Neto, superintendente da mesma instituição, e Sandra Cristine, gerente de Qualidade do Hospital Sírio Libanês (SP), participarão do painel O papel das lideranças na implantação e monitoramento da cultura da segurança e nos comportamentos seguros dos profissionais de saúde, debatendo sobre os reflexos da liderança na qualidade dos cuidados de saúde.

Também no primeiro dia do evento, o papel das lideranças nas equipes de saúde e sua influência nos processos de cuidados e no fluxo de pacientes para redução do tempo de permanência dos pacientes será abordado pelo Diretor Técnico do Hospital Alvorada (SP), Fernando Moisés José Pedro, e pelo médico infectologista Francisco Ivanildo de Oliveira Junior, Gerente de Qualidade do Hospital Infantil Sabará (SP).

Em seguida é a vez de Wania Regina Mollo Baia, Diretora Geral da Assistência do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, e de Ivana L. de Siqueira, Diretora Assistencial do Hospital Sírio Libanês (SP), debaterem sobre O papel das lideranças na melhoria do desempenho das equipes; avaliação, educação e treinamento.

O primeiro dia do seminário será encerrado com o talk show Cuidados centrados nos pacientes: do que se trata?, que terá as participações do Superintendente Médico do Hospital Samaritano (SP), Dario Fortes Ferreira, e do Diretor Médico do Hospital São Luiz/Itaim (SP), José Jair James de Arruda Pinto.

Se no primeiro dia, a programação é centrada no papel da liderança para a melhoria da qualidade, o segundo dia do VIII Seminário Nacional de Acreditação traz em sua programação discussões sobre recursos humanos e qualidade e segurança em saúde.

A manhã começa com o debate sobre os benefícios da acreditação, com a participação da Superintendente de Qualidade e Responsabilidade Social do Hospital do Coração (SP), Bernadete Weber, e do Diretor Técnico da Bradesco Saúde (RJ), Flavio Bitter.

A discussão prossegue com Cleusa Enck, Superintendente de Desenvolvimento Humano e Institucional do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP), e Fernanda de Freitas Paula Lopes, Gerente Executiva do Hospital Geral de Itapecerica da Serra (SP), sobre o papel da motivação na retenção dos profissionais.

Caberá ao coordenador do Sistema de Gestão da Qualidade, Coordenador do Instituto Dona Helena de Ensino e Pesquisa e Presidente da Sociedade Brasileira de Bioética de Santa Catarina (SC), Carlos José Serapião, fechar o evento com a palestra ‘Como a ética agrega valor ao negócio e aumenta a satisfação dos pacientes?’.

Para participar do VIII Seminário Nacional de Acreditação, que acontece em São Paulo, o investimento é de R$ 500,00. Mais informações e inscrições em www.cbacred.org.br/seminario-nacional/viii/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo