Atentados deixam pelo menos 62 mortos no Oeste do Paquistão

Policiais e voluntários socorrem feridos em Quetta, no Oeste do Paquistão, alvo de um ataque terrorista na madrugada desta terça-feira (25/10) – Foto: Arshad Butt/AP

Policiais e voluntários socorrem feridos em Quetta, no Oeste do Paquistão, alvo de um ataque terrorista na madrugada desta terça-feira (25/10) – Foto: Arshad Butt/AP

Um ataque terrorista ocorrido na madrugada desta terça-feira (25/10), por volta das 00h35min (horário local), contra um centro de treinamento da polícia na cidade de Quetta, no Oeste do Paquistão, causou a morte de pelo menos 62 pessoas e deixou outras 112 feridas, segundo informações das autoridades locais. O número de vítimas deve aumentar nas próximas horas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o ataque foi realizado por terroristas ainda não identificados, contra uma academia de polícia.

O porta-voz do governo da Província do Baluchistão, onde fica localizada a cidade de Quetta, Anwar-ul-Haq Kahar, disse que no ataque morreram 59 pessoas, entre policiais e civis, e três terroristas. Além disso, 112 pessoas ficaram feridas, tendo todas sido resgatadas e encaminhadas a hospitais da região.

No ataque, morreram 59 pessoas da academia da polícia, além dos três terroristas, e outras cem ficaram feridas“, afirmou Anwar-ul-Haq Kakar.

Testemunhas disseram que o ataque começou quando um grupo de homens fortemente armados invadiu na madrugada de hoje a academia de polícia, e iniciou um intento tiroteio com os seguranças. A ação durou cerca de 5 horas.

Três suspeitos estavam vestidos com coletes contendo explosivos, os quais foram detonados. As explosões fizeram com que uma edificação desmoronasse, tendo vários veículos que estavam estacionados nas proximidades ficado danificados.

O porta-voz da polícia local, Gülab Khan, disse em entrevista à Agência Efe, que os suspeitos entraram no local vestindo roupas camufladas e que três entraram em um dormitório portando rifles AK-47.

Um cadete que estava no dormitório conseguiu ser resgatado porque pulou a janela e em seguida escalou e pulou o muro, fugindo pela rua. Ele foi resgatado e levado a um hospital.

Eles começaram a atirar, mas consegui escapar pulando um muro“, afirmou o cadete, que pediu para não ser identificado.

O major-general Sher Afgan, das Forças Paramilitares do Paquistão, disse em entrevista coletiva que os terroristas ainda não foram oficialmente identificados, mas que as autoridades acreditam que sejam de um grupo insurgente sunita o Lashkar-e-Jhangvi, que está em comunicação direta com membros do Talibã, no Afeganistão.

Até o momento, nenhum grupo reivindicou a autoria do ataque.

A província do Baluchistão é palco de eventuais ataques de grupos separatistas, milícias islamitas, e terroristas da Al-Qaeda de do Talibã.

Em agosto deste ano, um homem-bomba matou 72 advogados em um hospital, onde tinham ido por causa de um colega que havia sido assassinato horas antes.

Com informações das Agências France Presse, Associated Press e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo