Abertura do 1º Festival Ka Ora Brasil Baixada Santista é marcada por homenagens e palestra de especialista em Câncer de Mama

Full Size Render – Foto: Divulgação

Full Size Render – Foto: Divulgação

Emoção e homenagens marcaram a cerimônia de abertura do 1º Festival Ka Ora Brasil Baixada Santista, realizada na noite desta sexta-feira (21), no SESC Santos. Centenas de mulheres lotaram o auditório para acompanhar uma palestra exclusiva com o médico canadense Donald Chisholm ‘Don’ McKenzie, especialista no tratamento de Câncer de Mama aliado às práticas esportivas. O encontro antecedeu a primeira regata de ‘Dragon Boats’ na América do Sul, a ser realizada neste domingo (23), às 8h, em São Vicente.

Durante a cerimônia, estiveram presentes as autoridades da International Breast Cancer Paddlers’ Comission (IBCPC), entidade responsável por organizar e gerir as equipes da modalidade em 20 países. Na ocasião, foram prestadas homenagens à primeira equipe formada por sobreviventes de câncer de mama no Brasil – a Canomama, de Brasília – e o canoísta Fábio Paiva, organizador da primeira competição da modalidade chinesa de canoagem no País. Uma apresentação de tambores chineses feitas por mulheres oriundas deste país completaram as atrações.

Abertura do 1º Festival KA ORA Brasil Baixada Santista – Foto: Divulgação

Abertura do 1º Festival KA ORA Brasil Baixada Santista – Foto: Divulgação

“Entregamos a vocês os remos para que possam seguir seus próprios caminhos. Juntas, suas vozes serão mais fortes, e o recado sobre o combate à doença, mais esclarecedor”, disse a vice-presidente da IBCPC, Meri Gibson, ao ler a carta da presidente Jane Frost, considerada a primeira sobrevivente do câncer de mama a competir em regatas.

Representante da IBCPC nos países da América do Sul, a argentina Adriana Bartoli saudou o Brasil por ser o 20º país a formar equipes em Dragon Boats no mundo. “Essa modalidade não se trata apenas do câncer de mama, é um estilo de vida. Os médicos curam o corpo, e o esporte, a nossa alma”, afirmou, emocionada.

Com o tema “Remar em Dragon Boats é Medicina”, a palestra do médico esportivo Don McKenzie foi o ponto alto da noite. Ele, que é professor na Universidade de British Columbia, pesquisou durante 20 anos sobre os benefícios dos esportes náuticos para mulheres em tratamento do câncer de mama, o que contrariou a literatura científica na época.

Abertura do 1º Festival KA ORA Brasil Baixada Santista – Foto: Divulgação

Abertura do 1º Festival KA ORA Brasil Baixada Santista – Foto: Divulgação

Esportista desde sua infância e membro da comissão técnica de canoagem do Canadá nos Jogos Olímpicos do Rio, ele fez uma importante descoberta: a prática do ‘Dragon Boat’ reduz e, até mesmo, bloqueia o desenvolvimento do linfodema, um inchaço crônico causado pela retirada do cancro. “Além disso, remar é um exercício, uma terapia. Especialmente aqui no Brasil, com o tempo agradável. Em Vancouver, onde resido no Canadá, remar nem sempre é bom, pois competimos a maior parte do tempo na chuva”, explicou o médico, arrancando risos da plateia.

Por ironia, a clínica de treinamentos realizada no sábado seguinte (22), no Ilha Porchat Clube, aconteceu em um tempo de muita chuva na região da Baixada Santista, o que não desanimou as mais de 100 mulheres presentes. Antes das regatas de domingo, será feito um sorteio para que outras mulheres, maior parte delas do Instituto Neo Mama, de Santos, possam integrar estas equipes. Somente na categoria Ka Ora, três equipes integram a competição: Canomama (Brasil), Primeras Rosas (Argentina), Poderosas (Argentina) e Abreast in a Boat (Nova Zelândia). No total, seis equipes vão remar em baterias de 200 metros na Praia dos Milionários, em São Vicente.

O 1° Festival Ka Ora Brasil Baixada Santista é uma realização da Canoa Brasil, com os patrocínios da Transbrasa e Proplastik Produtos Naturais. Apoios do Colégio Jean Piaget, Píer 27, Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Hospital Sírio-Libanês. Apoios institucionais da UNIFESP, Sesc Santos, TV Tribuna, ICESP, Instituto Neo Mama, 98 FM e Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer de São Vicente – SESPOTUR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo