Combinando Queijos e Vinhos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Hoje iremos dar um toque de requinte as nossas dicas de gastronomia. Não iremos ensinar a preparar uma receita, tentaremos informar qual vinho se adapta melhor aos diversos tipos de queijos.

Na hora de combinar queijos e vinhos, algumas regras devem obrigatoriamente ser seguidas. Elas, além de facilitarem a combinação e o paladar, também evitam que o sabor de um elemento elimine o sabor de outro.

Para começar, quando mais duro for o queijo, mais tânico deve ser o vinho. Por outro lado, se o queijo for cremoso, o vinho deve ser mais ácido, para que o seu sabor se sobressaia.

Já os queijos frescos e sem casca exigem vinhos brancos e leves. Assim, você saboreará o queijo e o temperará com o vinho. Se o queijo for suave, pode-se combinar com vinhos também suaves.

Os vinhos doces acompanham preferencialmente os queijos azuis. Já os vinhos tintos pedem queijos macios e de casca ricas. Por fim, os vinhos brancos, leves e aromáticos, formam uma ótima combinação com os queijos de massa mole, como os queijos de cabra.

Uma dica importante deve ser levada em conta. Apesar de essas regras serem essenciais para realizar um bom ‘casamento’ entre queijos e vinhos, o gosto de cada pessoa deve prevalecer. Siga essas orientações, mas não se esqueça de que seu paladar é o mais importante, e que é você que deve gostar do sabor do vinho e do queijo.

Vale lembrar ainda, que os melhores vinhos a serem degustados são os italianos, seguidos pelos portugueses e espanhóis. Temos também bons vinhos brasileiros e chilenos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo