Caravana do Esporte e Caravana das Artes chegam à Itaquaquecetuba para mais uma etapa

O projeto Caravana do Esporte conta com o financiamento da EDP, Itaú, Rede, Mondelez, Ticket, Abbott, via Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte/Governo Federal.

Itaquaquecetuba é o próximo destino das Caravanas (Célia Santos/ IEE)

Itaquaquecetuba é o próximo destino das Caravanas (Célia Santos/ IEE)

São Paulo (SP) – Com a participação de grandes nomes do esporte, como Ana Moser, Flávia Delaroli e Vicente Lenilson, além de artistas e personalidades, a Caravana do Esporte e a Caravana das Artes abrirão o evento de três dias de duração em Itaquaquecetuba, na segunda-feira (4). Mais de 3 mil crianças e adolescentes do ensino fundamental matriculados na rede pública de ensino e cerca de 300 professores e educadores do município irão participar de atividades esportivas e artísticas das Caravanas até a quarta-feira (6), no Parque Ecológico Municipal Mário do Canto.

A abertura oficial dos projetos será no domingo (3), a partir das 16h, na Praça Padre João Álvares, ao lado da Igreja Matriz, e marcará a chegada dos caravaneiros com apresentações culturais locais.

Vicente Lenilson é um dos atletas convidados (Divulgação)

Vicente Lenilson é um dos atletas convidados (Divulgação)

Projetos de responsabilidade social da ESPN e da DISNEY, em parceria com o UNICEF, com o Instituto Mpumalanga, e com o Instituto Esporte & Educação (IEE), presidido pela medalhista olímpica Ana Moser, as Caravanas levam, mensalmente, atividades esportivas e artísticas a municípios e comunidades do interior do Brasil, escolhidos em conjunto com o UNICEF.

Os atletas convidados irão visitar as estações esportivas da Caravana do Esporte e as oficinas de formação de professores em Esporte Educacional. Presidente do IEE, Ana Moser destacará a importância e o desafio de ampliar a atividade esportiva dentro das escolas. Vicente Lenílson, atual campeão brasileiro dos 100 m rasos e medalha de prata em Sydnei em 2000, visitará pela primeira vez a Arena Caravana. “Sou fã número um da Caravana do Esporte e, realmente, fascinado pelo projeto. É prioritário na vida de qualquer criança estar na escola e no esporte”, afirma Lenilson. Flávia Delaroli, nadadora, várias vezes medalhista pan-americana e integrante da equipe de comentaristas dos Jogos Olímpicos Rio 2016 da ESPN, também estará presente na Caravana.

Os três atletas e artistas convidados, como as cantoras Fernanda Porto e Renata Jambeiro, o apresentador Victor Padovan, e o ator e diretor de teatro Josafá Filho irão participar, na terça-feira (5), do Show da Caravana, um momento de encontro com a comunidade para uma “conversa com música” em torno da arte e do esporte na educação.

Conscientização – Ações de sensibilização sobre o combate ao mosquito transmissor do zika vírus, da febre chikungunya e da dengue serão feitas diariamente na Arena Caravana pelos professores dos projetos e por especialistas do UNICEF. O Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil é um dos parceiros da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes e acompanha os projetos nos municípios, ajudando a motivar os gestores para a garantia de direitos de crianças e adolescentes.

Responsabilidade social e educação – Com um arco de financiadores voltados para investimentos em ações de responsabilidade social, a Caravana do Esporte, realizada pelo Instituto Esporte e Educação, chega a Itaquaquecetuba com patrocínios da empresa de energia elétrica EDP, do Itaú, da Rede, da Mondelez, da Ticket e da Abbott, via Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte/Governo Federal. Já a Caravana das Artes é uma realização do Ministério da Cultura com o Instituto Mpumalanga, e tem patrocínios: Mondelez, Itaú, Ticket, EDP e Abbott.

Ana Moser, presidente do IEE, também confirmou presença (Célia Santos/ IEE)

Ana Moser, presidente do IEE, também confirmou presença (Célia Santos/ IEE)

Pedro Sirgado, diretor do Instituto EDP, afirma que a empresa acredita no impacto positivo do esporte e da arte associados à educação. Por isso, todos os projetos que a empresa, com sede em Portugal, financia e apoia hoje no Brasil “têm foco educacional e promovem oportunidades para as crianças”, explica Sirgado.

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Ronaldo Nava, aposta na “motivação que a Caravana do Esporte vai trazer para ampliação do trabalho esportivo nas escolas e nos núcleos da prefeitura”.

Sobre os projetos – Mais de dois milhões e seiscentas mil crianças e adolescentes já foram atendidas indiretamente pela Caravana do Esporte e pela Caravana das Artes, em 110 municípios de 22 Estados brasileiros, desde 2005. Mais de 40 mil professores e educadores foram capacitados dentro das metodologias Esporte Educacional e Viva com Arte, nos onze anos dos projetos.

A CARAVANA DO ESPORTE tem o objetivo de subsidiar uma política pública voltada para o esporte a fim de garantir o direito de crianças e jovens praticarem esportes com inclusão e em ambientes livres de violência, fazendo uso de tecnologia desenvolvida que se apoia na prática esportiva com materiais de baixo custo, adaptados em tamanhos e pesos para crianças e jovens.

A CARAVANA DAS ARTES promove oficinas de formação de educadores dentro da metodologia “Viva com Arte” e oficinas de liderança juvenil em literatura e em comunicação. A metodologia proporciona aos educadores o reconhecimento das matrizes culturais locais e a valorização do conhecimento que a criança traz com ela, visando propiciar sentido, criatividade, afetividade e autoria ao processo de aprendizagem.

O IEE já atendeu a mais 3,1 milhões de crianças e jovens (Célia Santos/ IEE)

O IEE já atendeu a mais 3,1 milhões de crianças e jovens (Célia Santos/ IEE)

Sobre o Instituto Esporte & Educação – O Instituto Esporte & Educação (IEE) foi criado em 2001, já atendeu 3,1 milhões de crianças e jovens em todo o Brasil e contribuiu para a formação de mais de 30 mil professores.

Dentre os Parceiros do IEE estão Mondelèz Brasil, Fundação Mondelez International, Rede, Itaú, Instituto Votorantim, Banco Votorantim, Petrobras, NIKE, Instituto Península, Nestlé, Novelis, EDP/Instituto EDP, CIELO, Vale, Monsanto, Abbott, Estácio, Yamana, Roche, BTG Pactual, Deutsche Bank, Ticket, Correcta, Trench Rossi e Watanabe Advogados, Desenvolve SP, Chevron, Grupo Baumgart, Merial, Eaton, Netshoes, Fabrica de Cidadania/Ache.

Saiba mais sobre o IEE: http://goo.gl/ePnnai

Mais informações no site do IEE: www.esporteeducacao.org.br/ e no Facebook do Instituto Esporte Educação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo