Academia Sul-Mato-Grossense de Letras elege três novos imortais: Emmanuel Marinho, Ileides Muller e Samuel Medeiros

Emmanuel Marinho, Ileides Muller e Samuel Medeiros - novos Acadêmicos eleitos da ASL – Fotos: Divulgação

Emmanuel Marinho, Ileides Muller e Samuel Medeiros – novos Acadêmicos eleitos da ASL – Fotos: Divulgação

Em assembleia geral realizada na tarde desta quinta-feira 13/08, com a presença de seus acadêmicos, a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras elegeu, em votação, três novos membros efetivos: o poeta Emmanuel Marinho, a poeta Ileides Muller e o escritor Samuel Medeiros, que se inscreveram para o pleito, conforme edital de abertura de vagas publicado recentemente pela instituição. Em data próxima, estes novos imortais eleitos serão diplomados em posse solene na ASL, a mais alta e representativa entidade literária do Estado.

Escritor Emmanuel Marinho – Foto: Divulgação

Escritor Emmanuel Marinho – Foto: Divulgação

Emmanuel Marinho ocupará a Cadeira nº 33 da Academia (que pertenceu anteriormente à poeta Flora Thomé), Ileides Muller assumirá a titularidade da Cadeira nº 40 (que foi ocupada anteriormente pelo escritor mato-grossense Lenine Póvoas), e Samuel Medeiros ocupará a cadeira nº 26, que pertenceu ao poeta Adair José de Aguiar.

Residente em Dourados/MS, Emmanuel Marinho é formado em Psicologia e Artes Cênicas. É Ator, poeta, educador e promotor cultural. Possui várias premiações, como “Prêmio Rubens Corrêa”, “Prêmio Funarte”, “Prêmio Marçal de Souza” e outros. Recentemente foi homenageado com título da ONU. Participa, como ator e diretor, de inúmeros espetáculos e shows, incluindo artes cênicas, poesia e música. É autor de sete livros publicados: “Caixa das Delícias”, “Caixa de Poemas”, “Satilírico”, “Margem de Papel”, “Jardim das Violetras”, “Cantos da Terra”, e “Ópera 3”.

Escritora Ileides Muller – Foto: Divulgação

Escritora Ileides Muller – Foto: Divulgação

Ileides Muller reside em Campo Grande. É Escritora, poeta e advogada. Formada em Pedagogia, tem pós-graduação em Metodologia de Ensino. Detentora de várias premiações literárias, é autora de nove livros publicados (sendo 5 de poesias, 2 biográficos, um de contos e crônicas, e um infantil) – são eles: “Pétalas de Amor”, “Momentos de Ternura”, “Universo em Gotas”, ‘O Caminho das Pedras”, “Helena – Um belo caminho”, “Poemas para fim de tarde”, “Entrelinhas”, “Bazar dos Poetas” (coautoria), e “A Lagartinha feliz”.

Escritor Samuel Medeiros – Foto: Divulgação

Escritor Samuel Medeiros – Foto: Divulgação

Samuel Medeiros é escritor e advogado. Membro do Instituto Histórico e Geográfico de MS, reside em Campo Grande e é o atual presidente da UBE-MS. É ex-presidente do Conselho Municipal de Cultura de Campo Grande. Organizador da Revista da UBE-MS (quatro edições). É autor de quatro livros publicados: “Memórias de Jardim”, “Senhorinha Barbosa Lopes” (2007, 1ª edição; e 2012, 2ª ed.), “Contos a Gotas”, e “Contos Quase Causos”.

Mantendo criterioso processo seletivo para ocupação de suas cadeiras vitalícias, a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, que foi fundada no dia 30 de outubro de 1971, integra a história do Estado e registra, ao longo da sua existência, atuações marcantes voltadas para a defesa do vernáculo e o cultivo da autêntica arte literária, incentivando todas as derivações da cultura e desempenhando programas literoculturais importantes, como, por exemplo: o “Chá Acadêmico”, o “Suplemento Cultural”, o “Concurso de Contos Ulisses Serra”, o “Concurso de Poesias Oliva Enciso” e a “Revista da ASL”, dentre outros. Maiores detalhes, como a composição atual de suas cadeiras (acadêmicos e patronos), notícias recentes, edições dos suplementos culturais, etc, podem ser conferidos no site oficial da Academia (endereço www.acletrasms.com.br).

2 Comentários sobre “Academia Sul-Mato-Grossense de Letras elege três novos imortais: Emmanuel Marinho, Ileides Muller e Samuel Medeiros”

  1. Elias Borges disse:

    Parabéns aos três, que cada um some forças com o que tem de melhor. Renovar é preciso, e estes que estão chegando tem histórias bonitas no mundo das letras. Ganham todos, a Academia, e os os eleitos com perfis diferenciados.

  2. Habemus Immortalis – Bem-vindos os novos confrades, renomados produtores e defensores da arte literária, que é a essência sublime do nosso sodalício.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo